Índice deste artigo:

Bebidas alcoólicas: efeitos, causas e dicasQuais os perigos do consumo exagerado de bebidas alcoólicas?

O excesso de bebidas, em qualquer ocasião, pode levar a comportamentos inadequados, visto que o álcool é uma substância psicoativa. Eventos violentos, como brigas e acidentes de trânsito, e que representam riscos à saúde, como relações sexuais sem proteção e tomada de riscos, ocorrem com maior frequência.

 

Quais os efeitos do álcool no organismo?

Logo após a ingestão de bebida alcoólica, o indivíduo pode apresentar euforia e desinibição. Em um segundo momento, a pessoa pode apresentar movimentos descoordenados, fala pastosa e sono. Em quantidades maiores, o álcool pode deprimir os centros respiratórios, podendo provocar o estado de coma e até a morte. Os efeitos do álcool podem variar de acordo com as características pessoais, como costume de beber, peso corporal e sexo.

A longo prazo, o álcool pode causar efeitos nocivos, como a gastrite, pressão alta e até cirrose. Um grande problema é o desenvolvimento de dependência.

 

Por que o álcool produz uma sensação de euforia?

Em um primeiro momento, o álcool deprime os centros de inibição, tornando a pessoa mais desinibida e sociável.

 

O uso de drogas potencializa os efeitos da bebida?

O álcool interage com diversas substâncias, como drogas e alguns medicamentos, podendo ocorrer potencialização dos efeitos.

Publicidade

Calcule seu IMC