Índice deste artigo:

 

Como é o pós-operatório?

O sucesso da cirurgia em eliminar a varicocele por via infrainguinal com a utilização de microscópio de microcirurgia é de aproximadamente 95% e a qualidade e quantidade dos espermatozoides melhoram em 75% dos casos.

O acompanhamento é realizado trimestralmente com exames clínicos e espermogramas até um ano pós-operatório. Nesse intervalo de tempo, os melhores resultados ocorrem em média em 70 a 80% com melhora dos parâmetros seminais e em 40% com paternidade. Embora o espermograma e a taxa de paternidade sejam muito empregados como parâmetros de sucesso terapêutico, por sua inespecificidade e interferência de outros fatores, são considerados inadequados. Nos adolescentes, a hipotrofia testicular tende a ser revertida pela volta do ritmo de crescimento normal dos testículos homolaterais à varicocele.

O resultado do tratamento da varicocele permanece imprevisível, em virtude da possibilidade da coexistência de outras causas não-identificáveis das alterações seminais e da ausência de parâmetros que indiquem qual paciente responderá adequadamente ao tratamento específico da varicocele.

 

Ilustrações: Kauê T. Freitas

 

 

Dr. Marcos Mori é Doutor em Medicina pela UNIFESP e perito médico previdenciário do Instituto Nacional de Seguridade Social. Experiência em Cirurgia Urológica, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução humana, infertilidade masculina e feminina e varicocele na adolescência. Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Publicidade

Calcule seu IMC