Publicidade
Idmed
Emergência
Prontuário online

O seu prontuário eletrônico

Um serviço totalmente gratuito que armazena o seu prontuário médico na internet. É possível armazenar medicamentos habituais, vacinas aplicadas, cirurgias realizadas, alergias, doenças e outros dados ligados à saúde, além do contato dos familiares em caso de emergências.

Última atualização: 24/07/14
Facebook Idmed Twitter Idmed
Saúde de
A a Z
A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

PDF
Imprimir
E-mail
Escrito por Dra. Fernanda Deutsch Plotzky
Sex, 11 de Novembro de 2011 17:13

Menstruação após a menopausaO que é a perimenopausa e a menopausa?

A menopausa é definida como a última menstruação da vida daquela mulher. Trata-se de um diagnóstico retroativo, feito um ano após a cessão das menstruações. Popularmente, diz-se que a menopausa são as alterações relacionadas à deprivação hormonal. Essa definição não está correta. O período da vida da mulher em que essas alterações ocorrem é chamado de climatério ou perimenopausa.

Os períodos menstruais das mulheres na menopausa param de uma vez?

Na perimenopausa em geral ocorrem alterações menstruais, como ciclos inicialmente mais curtos e mais intensos, seguidos por ciclos mais longos (a cada 2, 3 meses), mas também com fluxo mais intenso. A menstruação vai ficando cada vez mais espaçada, até que ocorre a menopausa.

 

Por que pode acontecer da mulher ter sangramentos após a menopausa?

O sangramento pós-menopausa tem diversas causas. Nessa situação, o ginecologista deve ser sempre consultado e a paciente minuciosamente avaliada. A origem do sangramento pode ser extragenital, como em uma infecção urinária, ou proveniente da vulva, vagina, colo do útero e útero propriamente dito. Quando o sangramento tem sua origem no corpo do útero, as causas mais prevalentes são os pólipos endometriais e a atrofia do endométrio (camada interna do útero). Apesar de menos prevalentes que as condições anteriores, devemos afastar as neoplasias de útero. Portanto, é fundamental a distinção da origem do sangramento e fator causal do mesmo.

(Página 1 de 3)
«InícioAnterior123PróximoFim»



Matérias relacionadas


Mais acessadas desta seção



Publicidade 

Assine nossa newsletter

Nome
Email


Matérias mais acessadas do mês



© Copyright 2007 - 2014, Idmed - Patente requerida. Este programa de computador está protegido pela Lei de Direitos Autorais. O Idmed não fornece conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. A informação presente em www.idmed.com.br pretende complementar, e não substituir, a relação existente entre o doente / visitante do site e o seu médico. Sentindo qualquer sintoma procure imediatamente o seu médico ou posto de saúde mais próximo. Leia mais.