Publicidade
Idmed
Emergência
Prontuário online

O seu prontuário eletrônico

Um serviço totalmente gratuito que armazena o seu prontuário médico na internet. É possível armazenar medicamentos habituais, vacinas aplicadas, cirurgias realizadas, alergias, doenças e outros dados ligados à saúde, além do contato dos familiares em caso de emergências.

Última atualização: 16/04/14
Facebook Idmed Twitter Idmed
Saúde de
A a Z
A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

PDF
Imprimir
E-mail
Escrito por Dr. Edison Natal Fedrizzi
Qui, 22 de Abril de 2010 13:03

pilula anticoncepcional

Esqueci-me de tomar a pílula. O que devo fazer?

Tome a pílula esquecida, assim que se lembrar.

E se eu não me lembrar até o dia seguinte? Devo parar de tomar a pílula ou tomo duas de uma vez?

Se a menstruação não descer, tome a pílula que se esqueceu o quanto antes. Caso tenha se lembrado somente no horário de costume, então tome as 2 juntas. Tomar o anticoncepcional até 12 horas após o esquecimento, geralmente, não interfere em sua eficácia e a menstruação não desce. Acima de 12 horas, em geral, ocorre a menstruação, então, interrompa a pílula. Caso a menstruação não desça, mantenha o uso do anticoncepcional, mas use um método associado (preservativo, por exemplo) em função da diminuição da eficácia.

 

E se eu me esquecer de tomar a pílula por dois dias ou mais? O que devo fazer?

Se menstruar neste período, pare a pílula e reinicie após 4 ou 7 dias (o mesmo intervalo da pílula que usa). Se não menstruar e esquecer por 2 dias, tome 2 comprimidos durante 2 dias. Depois, mantenha 1 comprimido por dia, usando método complementar para evitar a gravidez. Caso se esqueça por mais de 3 dias, pare e inicie nova cartela após o intervalo.

 

Quando a mulher se esquece de tomar a pílula por algum dia, ainda está protegida 100% por este método contraceptivo?

Esquecimento até 12 horas, sim; após, não. Portanto, use um método associado no mês (preservativo, por exemplo).

 

Após ter terminado a cartela, a mulher deve esperar 7 dias para começar uma nova. E se ela se esquecer de tomar no 7º dia? Há chances de ela engravidar?

Atualmente, temos anticoncepcionais com intervalo de 7 e de 4 dias. Depende da dosagem hormonal. Caso se esqueça de tomar no período previsto, deve iniciar a seguir, mas usar método complementar, pois a eficácia da pílula diminui.

(Página 1 de 2)
«InícioAnterior12PróximoFim»



Matérias relacionadas


Mais acessadas desta seção



Publicidade 

Assine nossa newsletter

Nome
Email


Matérias mais acessadas do mês



© Copyright 2007 - 2014, Idmed - Patente requerida. Este programa de computador está protegido pela Lei de Direitos Autorais. O Idmed não fornece conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. A informação presente em www.idmed.com.br pretende complementar, e não substituir, a relação existente entre o doente / visitante do site e o seu médico. Sentindo qualquer sintoma procure imediatamente o seu médico ou posto de saúde mais próximo. Leia mais.