Índice deste artigo:

geno-valgo-varo

Considerado uma das articulações mais complexas do nosso corpo, o joelho possui uma anatomia que permite ao ser humano ter amplitude de movimento. Por meio da atuação de ossos, ligamentos, músculos, meniscos e tendões, que atuam direta e indiretamente, ele também é responsável por nos oferecer equilíbrio, segurança e estabilidade para exercer nossas atividades diárias.

No entanto, em algumas crianças, muitas vezes notamos que os seus joelhos apresentam certo arqueamento, com a projeção para fora da linha média do corpo. Por outro lado, em alguns casos, também é possível notar aproximação dos joelhos e afastamento dos pés, em dois processos contrários conhecidos na medicina como geno valgo e geno varo.

Nunca ouviu falar desses nomes? Quer saber mais sobre o assunto? Confira os esclarecimentos do Dr. Antonio Vitor de Abreu, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e chefe do Serviço de Traumato-Ortopedia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Publicidade

Calcule seu IMC