Publicidade
Idmed
Emergência
Prontuário online

O seu prontuário eletrônico

Um serviço totalmente gratuito que armazena o seu prontuário médico na internet. É possível armazenar medicamentos habituais, vacinas aplicadas, cirurgias realizadas, alergias, doenças e outros dados ligados à saúde, além do contato dos familiares em caso de emergências.

Última atualização: 24/07/14
Facebook Idmed Twitter Idmed
Saúde de
A a Z
A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

PDF
Imprimir
E-mail
Escrito por Sidney Bombarda
Qui, 30 de Julho de 2009 00:04

 

Quais são os tipos de tosse?

A tosse pode ser aguda, subaguda ou crônica.

 

A tosse aguda: é aquela que tem duração de até 3 semanas. As causas mais comuns são as doenças infecciosas causadas por vírus (resfriado comum, gripe, sinusites) ou por bactérias (sinusites, pneumonias). Pode também ser a exacerbação de doenças pré-existentes como a DPOC ou a asma ou ainda em decorrência da exposição a agentes irritantes das vias aéreas (pó, produtos químicos), especialmente em indivíduos alérgicos.

A tosse subaguda: tem duração superior a 3 semanas e inferior a 8 semanas. A causa mais comum é a tosse pós-infecciosa, ou seja, a tosse que persiste após um quadro de sinusite ou pneumonia, por exemplo.

A tosse crônica: tem duração superior a 8 semanas e as causas podem ser asma, DPOC, doença do refluxo gastroesofágico (acompanhada ou não de sintomas gástricos) e várias outras doenças que devem sempre ser investigadas. Importante salientar, que em nosso meio, a tuberculose é uma doença transmissível, curável, de grande incidência e que deve ser investigada, especialmente se acompanhada por outros sintomas como febre, emagrecimento ou suores noturnos.

 

Como a tosse age no organismo? A tosse pode provocar outras doenças?

A tosse ocorre através de um complexo mecanismo que envolve o sistema respiratório e o sistema nervoso central e funciona como um alerta para o organismo de que algo está agredindo as vias respiratórias.

 

Caso a tosse não passe o que deve ser feito?

Como dissemos, a tosse pode ter muitas causas, desde um resfriado comum até doenças potencialmente mais graves como tumores. Portanto, a causa da tosse deve ser necessariamente investigada.

(Página 2 de 3)
«InícioAnterior123PróximoFim»




Publicidade 

Assine nossa newsletter

Nome
Email


Matérias mais acessadas do mês



© Copyright 2007 - 2014, Idmed - Patente requerida. Este programa de computador está protegido pela Lei de Direitos Autorais. O Idmed não fornece conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. A informação presente em www.idmed.com.br pretende complementar, e não substituir, a relação existente entre o doente / visitante do site e o seu médico. Sentindo qualquer sintoma procure imediatamente o seu médico ou posto de saúde mais próximo. Leia mais.