Índice deste artigo:

osteopeniaO que é a osteopenia?

Osteopenia não é uma doença. É um sinal de que está ocorrendo uma perda da massa óssea acima dos valores considerados normais para a idade, mas a mesma não indica que ocorrerá uma fratura, e sim que se deve verificar os fatores associados à saúde dos ossos para que as perdas sejam minimizadas. A osteopenia pode evoluir para uma osteoporose caso esses fatores não sejam controlados.

 

Qual a diferença dela para a osteoporose?

A osteoporose quer dizer que o osso perdeu sua estrutura de sustentação e que o mesmo está mais sujeito a fraturas. Apesar de ser avaliada através da coluna e do fêmur, a osteoporose pode ocorrer em qualquer osso do corpo. Ela representa as fraturas mais comuns da idade avançada e pode ocorrer por movimentos simples como levantar-se da cama ou girar o tronco. Geralmente ocorrem dentro de casa por quedas simples e tropeções.

 

O que causa a osteopenia?

A osteopenia pode ocorrer por forma primária, quando o osso fica enfraquecido pela menopausa ou pela idade mais avançada, ou ainda por motivos secundários, os quais são associados a questões nutricionais, em que existe carência de elementos essenciais aos ossos, como: proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D, ou por motivo de outras doenças, como as intestinais, de fígado, rins e as alterações hormonais.

Publicidade

Calcule seu IMC