Índice deste artigo:

 

Qual a causa da ataxia cerebelar?

A ataxia cerebelar acontece porque o cerebelo, que é o centro da coordenação muscular do corpo, perde a sua função. Isso pode ocorrer devido a um defeito genético em um dos cromossomos e é cientificamente chamada de ataxia cerebelar autossômica dominante.

 

PREVALÊNCIA

As ataxias hereditárias apresentam uma prevalência entre 1 caso e 17,8 casos por 100.000 pessoas em diferentes estudos publicados no exterior. No Brasil um estudo indicou a prevalência média da ataxia cerebelar, particularmente da doença de Machado-Joseph (DMJ), de 6,55 casos por 100.000 habitantes. Outros estudos indicam que a ataxia cerebelar tem distribuição mundial e ocorre em todas as raças, com uma frequência estimada entre 1: 40.000 e 1: 100.000.

 

CLASSIFICAÇÃO

As ataxias cerebelares (AC) podem ser classificadas em primárias, incluindo os subtipos AC-Plus e Hederodegenerativas, representadas pelos quadros de ataxias congênitas e hereditárias (autossômicas recessivas, dominantes, ligadas ao cromossoma X e mitocondriais), e ataxias secundárias, ou adquiridas, como as decorrentes do comprometimento do cerebelo e suas conexões, por doenças como a esclerose múltipla, tumores, doença vascular encefálica, drogas, infecções, além de síndrome paraneoplásica, doenças endócrinas e doenças autoimunes.

Publicidade

Calcule seu IMC