Publicidade
Idmed
Emergência
Prontuário online

O seu prontuário eletrônico

Um serviço totalmente gratuito que armazena o seu prontuário médico na internet. É possível armazenar medicamentos habituais, vacinas aplicadas, cirurgias realizadas, alergias, doenças e outros dados ligados à saúde, além do contato dos familiares em caso de emergências.

Última atualização: 26/07/14
Facebook Idmed Twitter Idmed
Saúde de
A a Z
A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

PDF
Imprimir
E-mail
Escrito por Dra. Aline Alvarenga
Qua, 29 de Julho de 2009 21:22

 

Qual a causa da ataxia cerebelar?

A ataxia cerebelar acontece porque o cerebelo, que é o centro da coordenação muscular do corpo, perde a sua função. Isso pode ocorrer devido a um defeito genético em um dos cromossomos e é cientificamente chamada de ataxia cerebelar autossômica dominante.

 

PREVALÊNCIA

As ataxias hereditárias apresentam uma prevalência entre 1 caso e 17,8 casos por 100.000 pessoas em diferentes estudos publicados no exterior. No Brasil um estudo indicou a prevalência média da ataxia cerebelar, particularmente da doença de Machado-Joseph (DMJ), de 6,55 casos por 100.000 habitantes. Outros estudos indicam que a ataxia cerebelar tem distribuição mundial e ocorre em todas as raças, com uma frequência estimada entre 1: 40.000 e 1: 100.000.

 

CLASSIFICAÇÃO

As ataxias cerebelares (AC) podem ser classificadas em primárias, incluindo os subtipos AC-Plus e Hederodegenerativas, representadas pelos quadros de ataxias congênitas e hereditárias (autossômicas recessivas, dominantes, ligadas ao cromossoma X e mitocondriais), e ataxias secundárias, ou adquiridas, como as decorrentes do comprometimento do cerebelo e suas conexões, por doenças como a esclerose múltipla, tumores, doença vascular encefálica, drogas, infecções, além de síndrome paraneoplásica, doenças endócrinas e doenças autoimunes.

(Página 2 de 4)
«InícioAnterior1234PróximoFim»




Publicidade 

Assine nossa newsletter

Nome
Email


Matérias mais acessadas do mês



© Copyright 2007 - 2014, Idmed - Patente requerida. Este programa de computador está protegido pela Lei de Direitos Autorais. O Idmed não fornece conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. A informação presente em www.idmed.com.br pretende complementar, e não substituir, a relação existente entre o doente / visitante do site e o seu médico. Sentindo qualquer sintoma procure imediatamente o seu médico ou posto de saúde mais próximo. Leia mais.