Índice deste artigo:

Os resultados desses exames são rápidos e eficientes em relação a outros tipos de exame? Quais são alguns dos seus benefícios?

Normalmente, os resultados dos exames radiológicos são eficientes e oferecidos em velocidade adequada às necessidades clínicas. Todavia, nos serviços públicos, a grande demanda dos serviços de diagnóstico pode prejudicar essa eficiência.

Outros métodos de diagnóstico por imagem que não utilizam raios X, como os exames ultrassonográficos e as ressonâncias magnéticas, podem ser alternativas para o diagnóstico por imagem. Todavia, o seu benefício e importância como método único ou complementar ao quadro clínico do paciente devem ser avaliados pelo médico.

 

Existe algum risco ou restrição a curto ou longo prazo pela exposição à radiação ao fazer os exames? Qualquer pessoa pode fazê-los?

O efeito biológico dos raios X aplicados em radiodiagnóstico é caracterizado como um efeito estocástico ou probabilístico, não existindo um valor de dose para sua ocorrência. A probabilidade de surgimento desse efeito é proporcional à dose, ou seja, quanto maior a dose, maior a probabilidade de sua ocorrência. Devido ao seu longo período de latência e possibilidade de recuperação dos tecidos irradiados, é difícil o dimensionamento desse efeito de forma experimental. O câncer e as mutações genéticas são exemplos de efeitos estocásticos. Quanto mais jovem o indivíduo, mais sensível à radiação ele é, portanto atenção especial deve ser dada aos exames radiológicos pediátricos e em jovens.

Por isso, a relação entre os riscos de efeitos e o benefício clínico do paciente submetido aos exames radiológicos deve ser avaliada pelo médico solicitante.

 

Ele pode ser feito várias vezes ao ano, por exemplo?

Apenas um médico pode avaliar a necessidade de realização e/ou repetição de um exame radiológico, em qualquer período de tempo, em função das necessidades clínicas do paciente. Todavia, o paciente deve informar ao médico sobre a realização de exames anteriores e apresentá-los quando solicitado, evitando repetições desnecessárias.

Publicidade

Calcule seu IMC