Índice deste artigo:

Onde encontrar os probióticos?

Os probióticos podem ser encontrados naturalmente em alguns alimentos, como, por exemplo, no leite materno. A indústria de alimentos tem aplicado culturas isoladas em alguns produtos, especialmente em lácteos, nos quais em geral essas culturas apresentam boa sobrevivência. Os produtos que contêm probióticos apresentam essa informação no seu rótulo, seguida da alegação: "Contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis".

Embora todo iogurte e todo leite fermentado contenham culturas láticas viáveis, nem todos esses produtos contêm linhagens reconhecidamente probióticas. Essa informação deverá ser confirmada no rótulo.

 

 

Profa. Adriane Antunes é nutricionista formada pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Ciências pela mesma universidade, Doutora em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP e Pós-Doutora pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos. Atualmente é professora do curso de Nutrição da FCA/UNICAMP. Entre os temas de pesquisa destacam-se: leite, concentrado proteico do soro do leite, leites fermentados, probiótico, prebióticos e culturas láticas. Possui mais de 60 publicações entre artigos científicos, trabalhos apresentados em congressos, capítulos de livros e um livro como editora

Publicidade

Calcule seu IMC